sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Visita de Estudo - Citânia de Sanfins e Castelo, Paço dos Duques e Capela de S. Miguel, em Guimarães

Olá! Sou o Gonçalo e vou–vos contar como foi a minha visita de estudo a Guimarães.
Primeiro, fomos a um sítio que ninguém tinha a certeza onde ficava. Era o museu da citânia de Sanfins que procurávamos…
Antes de entrarmos, o professor perguntou–nos coisas. Acabámos de responder às perguntas e entrámos no museu.
Havia uma fotografia da citânia de Sanfins, uma maquete, peças em cerâmica muito valiosas, um soldado partido em três bocados (era um guerreiro calaico); subimos algumas escadas e vimos moedas de prata e de bronze; noutro sítio vimos algumas pedras com símbolos; descemos algumas escadas e vimos uma pedra com o símbolo da cobra, duas aras onde se punha comida para os deuses, …; andámos um bocado e vimos muitas peças de cerâmica e outras peças do Paleolítico.
Regressámos ao autocarro e fomos para a citânia de Sanfins. Vimos casas redondas, rectangulares,… Tinha uma casa familiar reconstruída. Nessa casa tinha um símbolo do Sol. Descemos a encosta e fomos visitar os balneários, onde os guerreiros tomavam banho e faziam sauna.
A seguir, fomos ao castelo de Guimarães. Chegámos lá e o professor começou a explicar-nos coisas sobre o castelo. Passado algum tempo, subimos as escadas e fomos para o adarve. Tinha quatro torres e uma de menagem.
Depois, fomos à capela de S. Miguel. Cada uma das pedras do chão tinha um símbolo. Vimos a pia onde D. Afonso Henriques foi baptizado.
Daqui, fomos para o Paço dos Duques, onde visitámos algumas partes: o salão nobre, o quarto da duquesa, a sala de jantar, a sala de armas,… Na sala de armas havia arcos, bestas, espadas, lanças, capacetes,…
Em muitas salas havia cerâmicas orientais e grandes tapeçarias que representavam as batalhas no Norte de Africa.
Passado algum tempo, entrámos no autocarro e regressámos. A meio da viagem fiquei enjoado mas não vomitei. Foi pena pois quando saí do autocarro, vomitei logo. Mas fiquei melhor!
Cheguei à escola e lá fui eu embora!!!
Gonçalo – 16 de Novembro de 2007

Nenhum comentário: